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CADASTRO ÚNICO

APRESENTAÇÃO
O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode participar de vários programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, observadas as regras e critérios individuais de cada programa. Atualmente 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, dentre os quais destacam-se:
  1. Programa Auxílio Brasil;
  2. Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  3. Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  4. ID Jovem;
  5. Carteira do Idoso;
  6. Programa Casa Verde e Amarela;
Mais informações sobre outros programas disponíveis para famílias inscritas no CadÚnico, clique aqui.
 
PÚBLICO ALVO
Famílias de baixa renda que atendam os seguintes requisitos:
  1. Pessoa maior de 16 anos, responsável por:
    1. Famílias com renda mensal de até 1/2 (meio) salário mínimo por pessoa;
    2. Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou
    3. Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à participação em algum programa social implementado pela União, pelo Estado e pelo município;
  2. Família composta por apenas uma pessoa, chamada família unipessoal, observadas as condições anteriores;
  3. Pessoas que vivem em situação de rua - sozinhas ou com a família, observadas as condições anteriores.  
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Escolher um responsável da família, de preferência mulher, que resida na mesma casa e tenha pelo menos 16 anos para responder às perguntas. Apresentar os documentos de identificação de TODOS os moradores da casa.

Adultos maiores 18 anos:
• Identidade (RG dentro do prazo de validade de 10 anos)
• CPF
• Título de eleitor
• Carteira de trabalho
• Comprovante de residência atualizado
• Comprovante de renda ou do seguro desemprego (se estiver desempregado) ou comprovante de renda da aposentadoria (se for aposentado)
• Freqüência escolar atualizada de escola/cursos/faculdade
• Comprovante de residência da CELESC atualizado (mesmo que não seja no seu nome). 
 
Crianças:
• Identidade (RG)
• Atestado de freqüência escolar ou creche atualizado (emitido no máximo em 30 dias)
• Carteira de vacina para menores de 10 anos
• Se a criança for adotiva trazer: Termo judicial de guarda ou protocolo de entrada do processo de adoção.
 
Somente o Responsável Familiar pode realizar o Pré-Cadastro e Cadastro.
No dia da entrevista, não será preciso que toda a família vá ao local de cadastramento.
Se você for maior de 16 anos, e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família.
 
IMPORTANTE
• Realizado o cadastro, havendo alguma mudança, o Responsável Familiar deverá atualizá-lo em seu CRAS de referência. Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas: nascimento ou morte de alguém na família; saída de um integrante para outra casa; mudança de endereço; entrada das crianças na escola ou transferência de escola; aumento ou diminuição da renda, entre outros. 
 
• Independente da ocorrência de mudanças no quadro familiar, a atualização das informações do cadastro deverá ser feita, obrigatoriamente, a cada 2 (dois) anos. A atualização é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive — é o que se chama cadastro qualificado.  
ONDE FAZER
CRAS IMARUÍ
BAIRROS DE ABRANGÊNCIA: Imaruí, Barra do Rio, Cordeiros, Salseiros, Murta, Espinheiros, Espinheirinhos, Volta de Cima, Portal I e II, Santa Regina, São João e Bambuzal e Loteamento São Francisco de Assis.
ENDEREÇO: Rua Albino Gugelmin, nº 91 (em frente à CELESC), Bairro Barra do Rio. 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
TELEFONE: (47) 3349-4896 
E-MAIL: craimarui@itajai.sc.gov.br
 
CRAS ITAIPAVA
BAIRROS DE ABRANGÊNCIA: Itaipava, KM 12, Baia, Campeche, Rio do Meio, Arraial dos Cunha, Loteamento São Pedro, Brilhante I e II, Limoeiro, Paciência, Canhanduba, São Roque e Laranjeiras.
ENDEREÇO:  Avenida Itaipava, nº 4134, Bairro Itaipava.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, exceto feriados e pontos facultativos
TELEFONE: (47) 3349-4348 
E-MAIL: crasitaipava@itajai.sc.gov.br
 
CRAS NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (CNSG)
BAIRRO DE ABRANGÊNCIA: Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas, Praia Brava, Centro, Dom Bosco, Vila Operária, São Judas, Carvalho (até João Dalmolin), Ressacada e Nossa Senhora das Graças.
ENDEREÇO: Rua Brusque, nº 650, Bairro Centro. 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.  
TELEFONE: (47) 3248-8522 / 33467576
E-MAIL: crasnsg@itajai.sc.gov.br
 
CRAS PROMORAR
BAIRROS DE ABRANGÊNCIA: Promorar I, II e III, Cidade Nova, Carvalho (João Dalmolin), São Vicente, Nilo Bittencourt e Rio Bonito.
ENDEREÇO: Avenida Ministro Luiz Gallotti, nº 1815, Bairro Cidade Nova. 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
TELEFONE: (47) 3344-4312 
E-MAIL: cras.promorar@itajai.sc.gov.br
 
LEGISLAÇÃO CORRELATA

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