Unidades De Atendimentos Em Saúde place

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Especialidades

 

As Unidades Básicas de Saúde são conhecidas como a porta de entrada no Sistema Único de Saúde com atendimentos de agendas programadas para os grupos prioritários (idosos, gestantes, puericultura, pacientes com doenças crônicas) e atendimentos da demanda espontânea pelo acesso avançado, assim como, organiza sua população através da definição territorial através do cadastramento das famílias e dos usuários, bem como, atendimento domiciliar de acordo com a necessidade do paciente. Itajaí conta atualmente com 34 Unidades Básicas de Saúde, duas Unidades de Pronto Atendimento, três Centros de Atenção Psicossocial, nove Centros de Referência de Especialidades, uma Unidade de Acolhimento Provisório de Animais, uma Farmácia Municipal, um Laboratório Municipal, uma unidade de SAMU, um Consultório na Rua e um ambulatório no Presídio Regional Feminino. Unidades de Saúde disponibilizam atendimento ambulatorial e estão distribuídas pelos bairros e localidades do município. A grande maioria possui equipes da Estratégia Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais. Ao todo, são 57 equipes de ESF no município. Já os centros especializados concentram os médicos especialistas e atendimentos específicos à comunidade.
 
A Secretária de Saúde conta também com os seguintes serviços:
Serviço de Assistência Farmacêutica- 01 (uma) Farmácia Central  que realiza a dispensação de medicamentos controlados, além de distribuir os medicamentos de alto custo e a entrega de medicamentos provenientes de processos judiciais, 05 (cinco) pólos farmacêuticos dstribuídos no município para dispensação de medicamentos da farmácia básica e controle especial, bem como a dispensação de medicamentos em todas as UBS.


Serviço de Psicologia na Secretaria Municipal de Saúde está organizado em 08 pólos de atendimento adulto e infatojuvenil na atenção primária de Saúde. Conta também com psicólogos nos serviços especializados tais como: UPAS CIS e Cordeiros, Cepics, CEREDI, CTEA, CRESCEM. Para os pacientes com sofrimento metal moderado o municipio dispõe do Ambulatório Multiprofissional - AMENT que fica anexo a UAME.


 

Palavras chaves
Saúde Unidade Básica De Saúde Especialidades Secretaria De Saúde UPAS