Dengue phone

Dengue

O QUE É DENGUE?
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

COMO A DENGUE É TRANSMITIDA?
A transmissão ocorre pela picada do mosquito fêmea infectada pelo vírus, que se infecta picando pessoas doentes. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

QUAL MOSQUITO TRANSMITE A DENGUE?
O mosquito transmissor da dengue é o Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África, que chegou ao continente americano na época da colonização. É facilmente reconhecido pelo tamanho pequeno, cor geral marrom médio, apresentando uma nítida faixa curva, branco-prateada de cada lado do tórax e outra mais fina, reta, longitudinal, central,as quais formam a figura de uma lira

O QUE PODEMOS SABER SOBRE O Aedesaegypti?
Possui hábitos diurnos, ou seja, alimentação, reprodução e oviposição (postura de ovos) ocorrem durante o dia. O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias na natureza. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros, estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. A fêmea se alimenta de sangue humano a cada 3 dias em média e uma fêmea infectada pode ter várias alimentações sanguíneas curtas em diferentes hospedeiros, disseminando assim o vírus. Em nosso país este mosquito tem como criadouros preferenciais os mais variados recipientes de água domiciliares e peridomiciliares: pneus sem uso, latas, garrafas,pratos com vasos, caixas d’água descobertas, piscinas sem uso, ralos desativados, calhas, lages, bromélias, tocos de árvores, etc. O ciclo do mosquito acontece em aproximadamente sete dias. Por isso, é tão importante analisar semanalmente sua casa,seu quintal e seu ambiente de trabalho.

QUAIS OS SINTOMAS DA DENGUE?
Febre, dor de cabeça, naúseas, vômitos, dor por trás dos olhos, dor no corpo, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, diarreia.

O QUE FAZER SE TIVER OS SINTOMAS DA DENGUE?
Se você esteve, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença de Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e tiver os sintomas citados acima, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Evite o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Aspirina) e anti-inflamatórios. 

COMO SE CONFIRMA A DOENÇA?
A doença é confirmada através de um exame de sangue específico, realizado gratuitamente pelo SUS. Em municípios com transmissão da doença, a confirmação pode ser através dos sintomas apresentados e avaliação médica.

COMO EVITAR A DENGUE?
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Se possível faça uso de repelentes. ✓ Descarte o lixo corretamente em sacos bem vedados e forrado longe do alcance dos animais até o recolhimento; ✓ Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros; ✓ Evite cultivar plantas que acumulam água,como bromélias; ✓ Mantenha a caixa d'água com a tampa completamente vedada; ✓ Cubra o "ladrão"com tela e retire a água da laje; ✓ Mantenha as calhas limpas e secas, com inclinação adequada para o escoamento total da água; ✓ Troque a água diariamente e lave com escova os potes de água e comida dos animais uma vez por semana; ✓ A água da piscina precisa ser tratada com cloro ao menos uma vez por semana; ✓ Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar,coloque areia até a borda; ✓ Mantenha os ralos vedados e desentupidos. ✓ Não acumule pneus velhos. Se tiver, mantenha-os secos e abrigados da chuva. ✓ Não esqueça de manter sempre vedado os locais de armazenamento de água, e lave com escova a parte interna pelo menos uma vez por semana.

As denúncias podem ser feitas para o Programa de Combate a Dengue, horário de atendimento 7:30h as 12h e das 13h às 18h, através do telefone ou Wathswapp: (47)- 3249-5573.
Gerência de Controle de Zoonoses - horário de atendimento 07h as 19h de segunda a sexta-feira. Telefone ( 47)- 3249-5572.

Palavras chaves
Dengue