O SASA (Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva) é destinado aos cidadãos que apresentam perda auditiva, com indicação de aparelho auditivo e aos que necessitam reposição de aparelho auditivo.
O município de Itajaí tem como referência o SASA da UNIVALI, que atende moradores dos 52 municípios do médio, alto vale e foz do Rio Itajaí.
- O cidadão deve ser encaminhado por profissional médico ou fonoaudiólogo que deverá preencher formulário de encaminhamento em anexo, informando os limiares auditivos. Sendo que no caso de crianças até o primeiro ano de vida deverá ser descrito o resultado do PEATE;
- A documentação deverá ser encaminhada pela UBS por e-mail para a fonoaudióloga reguladora.
- Será realizada a avaliação inicial do cidadão que nunca recebeu aparelho auditivo.
- Encaminhamento ao SASA preenchido com cópia do RG, CPF, Comprovante de residência, Cartão Nacional do SUS, resultado de audiometria e comprovante de matrícula para estudantes de ensino médio ou superior.
- Paciente providencia orçamento de conserto do seu aparelho auditivo recebido pelo SUS em assistência técnica autorizada, ou nos casos de roubo/furto/perda deve fazer um boletim de ocorrência(BO). Tanto no orçamento quanto no BO deve constar o número de série dos aparelhos. O orçamento de cada aparelho deverá ser acima de R$315,00 (trezentos e quinze reais), para que o paciente tenha direito à reposição pelo SUS.
- Paciente entrega a documentação na UBS a qual deve enviar, digitalizada, toda essa documentação (BO completo e/ou orçamento completo, comprovante de residência e CNS do paciente) para o e-mail da fonoaudióloga reguladora.
- Sim, com pacientes dos 52 municípios atendidos pelo SASA da Univali.
- Os critérios de prioridade estão definidos conforme protocolo de regulação do serviço estadual de saúde auditiva.
- Através do site: https://listadeespera.saude.sc.gov.br/#/home
- O cidadão pode entrar em contato com a sua UBS de referência para mais informações.